Cadastro e confirmação de frequência no SISTEC - Estudantes PRONATEC
Prezado (a) estudante,
O Ministério da Educação monitora a frequência escolar mensalmente dos alunos beneficiários do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Além da inserção da frequência por parte da instituição, o estudante deve confirmar, seguindo o passo a passo abaixo.
Conforme a Portaria/MEC nº 817/2015, o estudante que não confirmar a frequência pode ficar impedido de realizar nova matrícula para cursos beneficiados pela Bolsa-Formação.
PARA SOLICITAR O CADASTRO NO SISTEMA SSD
- Acesse o site sistec.mec.gov.br e clique em "Solicitar Acesso".
Obs: Caso não consiga acessar, sugerimos utilizar o navegador Firefox (versão 51 ou anterior) ou Internet Explorer (versão 11).
- Digite seu CPF, clique no objeto selecionado e depois em “próximo”.
- Clique no perfil do sistema. Selecione as opções: “Default” e “Usuário”. Em seguida, clique em “próximo”.
- Preencha as informações solicitadas em tela.
Obs: Os campos com asterisco vermelho devem ser preenchidos obrigatoriamente
Pronto! O cadastro foi criado. O próximo passo será acessar o sistema para confirmar a frequência.
CONFIRMAR FREQUÊNCIA NO CURSO
- Acesse o link sistec.mec.gov.br Como você já está cadastrado no SSD, basta clicar em "Acessar o SISTEC”.
- Insira seu CPF e senha e depois clique em “Autenticar”.
- Dentro SISTEC, você deve clicar na aba Pronatec < Bolsa-Formação < Confirmar frequência. Selecione o curso e clique em “Filtrar”.
- Em seguida, clique em “Extrato Mensal”.
- Clique em visualizar o mês que deseja confirmar a frequência.
- Em seguida, selecione a caixa “Confirmo a frequência e autorizo o repasse financeiro à instituição”. Por fim, clique em “salvar”.
- Prontinho! Sua frequência foi confirmada.
ATENÇÃO: Para alunos dos cursos técnicos, o procedimento de confirmação da frequência poderá ser realizado trimestralmente. No caso dos alunos FIC, o procedimento poderá ser realizado até o final do curso.
ATENÇÃO: Qualquer erro que dificulte o andamento do passo a passo, recomendamos que você faça um print da tela e envie para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Em seguida, vamos abrir chamado no suporte técnico do MEC.
Contamos com a sua colaboração!
Atenciosamente,
Direção de Educação a Distância do IFB
Redes Sociais