Página inicial > Últimas > Últimas notícias > EaD/IFB abre inscrições para curso de Moodle Básico para Professores

EaD/IFB abre inscrições para curso de Moodle Básico para Professores

A Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília abre, nesta segunda-feira (02/03), inscrições para o curso de Moodle Básico para Professores, na modalidade a distância. A formação faz parte da "Série Moodle para Professores" que ofertará também o nível intermediário e avançado. O curso também pode ser realizado por servidores técnicos do IFB.

Os interessados podem se inscrever e realizar o curso até o dia 17 de maio pelo Formulário Eletrônico. O curso é autoinstrucional, com carga horária de 20h e certificação eletrônica emitida pelas Pró-Reitorias de Ensino e de Gestão de Pessoas. A utilização do Moodle pode beneficiar os professores em sua prática docente, integrando as modalidades EaD e presencial, já que 40% da carga horária de cursos superiores e 20% da de cursos de nível técnico e médio podem ser ofertados a distância.

Para a diretora de EaD/IFB, Eliziane Rodrigues, o Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem que favorece a prática docente, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas. “O Moodle possibilita mais flexibilização no processo de ensino-aprendizagem tanto no tempo do professor, quanto no tempo do aluno. Ele oferece ferramentas e recursos como o fórum que favorece uma prática mais dialogada de aprendizagem, a wiki, que tem uma construção coletiva e dá ênfase para a aprendizagem colaborativa, entre várias outras possibilidades”.

Segundo Eliziane, outro benefício em utilizar o Moodle nas aulas é por questão de segurança institucional. “Todas as atividades pedagógicas são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Isso traz segurança para o professor, já que o que está registrado no Plano de Ensino é possível comprovar o cumprimento dessas atividades no AVA. Para o estudante também há essa segurança. Ele sempre terá acesso a todas as atividades que realizou. E para a instituição, é possível prestar esclarecimentos aos órgãos avaliadores, como o INEP. Quando eles fazem a avaliação de um curso superior, o AVA institucional é um critério mínimo para que o curso seja reconhecido pelo MEC”, afirma.