Página inicial > Últimas > Últimas notícias > Alunos da EaD/IFB visitam a empresa brasiliense de jogos eletrônicos

Alunos da EaD/IFB visitam a empresa brasiliense de jogos eletrônicos

Estudantes do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais da Educação a Distância do IFB realizaram uma visita técnica à empresa Behold Studios, no último dia 27/07, na Indie Wharehouse – uma coworking onde diversas empresas e profissionais dividem o espaço de trabalho e um ambiente colaborativo.

Durante a visita, os alunos conheceram toda a parte física na empresa, incluindo as ilhas de computadores usados no desenvolvimento dos jogos, além de terem contato com vários profissionais da área de games, onde puderam trocar ideias e experiências.

Os estudantes participaram ainda de uma palestra sobre o mercado de jogos no mundo, as etapas da criação, o perfil profissional e dicas para quem pretende atuar na área com gerente de comunidade e game designer da Behold Studios, Vitor Henrique Malcher. A visita foi acompanhada pelo professor e coordenador do curso, Alessandro Borges, e pelo professor de projeto integrador, Suâmi Abdalla.

“Tivemos a alegria de participar uma palestra no espaço e conhecer algumas características importante do profissional de jogos digitais como ter o espírito empreendedor estimulado, conhecimentos teóricos e práticos sobre jogos digitais aprofundados, compreensão dos aspectos artísticos e mercadológicos da área, entendimento de que os jogos não apenas uma forma de entretenimento, mas ferramentas educacionais e de marketing. Podemos concluir que existe um mercado de jogos com muitas possibilidades para nós desenvolvedores de jogos digitais, desde que tenha foco, realizando cada etapa do planejamento do jogo”, explica o Edmilson Silva, estudante do Polo Taguatinga da EaD.

Para o estudante Lucas Holsbach, “a visitação da Indie Warehouse não só foi interessante para conhecer de perto um ambiente de trabalho real, mas também para contribuir com a formação proporcionada pelo curso, possibilitando o contato com profissionais da área e suas visões de mercado. É bastante gratificante ver que é possível trabalhar profissionalmente em uma área tão nova quanto a de desenvolvimento de jogos no Brasil e ter essa experiência através do IFB, o que enaltece a instituição e o curso”, comemora.

“A visita foi excelente. Foi ótimo conhecer locais assim, onde todos os frequentadores estão ali por um mesmo objetivo: criar. O ambiente por si só é bastante convidativo e particularmente falando, passaria horas a fio em um daqueles sofás. Para nós alunos, que estamos finalizando nosso curso e procurando meios e ideias de dar nossos primeiros passos no mercado de games, ouvir um profissional como o Victor descrever sua experiência foi inspirador. Foi bem esclarecedora a palestra e proveitosa a visita”, afirma Fhelip Felício do Polo EaD de São Sebastião.

Programação em Jogos Digitais na EaD/IFB

O Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais da EaD/IFB busca capacitar o profissional para atuar em projetos de jogos digitais, com o gerenciamento de equipes multidisciplinares, desenvolvimento de roteiro, cenário, personagem e mecânica para as mais diversas plataformas.

Com mais de 20 disciplinas, o curso provoca o aluno a superar as dificuldades, além de qualificá-los para o mercado de trabalho, utilizando as melhores ferramentas de desenvolvimento e proporcionando ao aprendiz uma perspectiva de atuação na área.

“Espero desenvolver em digital, um jogo que criei que está em tabuleiro. Tenho recebido apoio dos professores e da coordenação do curso. Acredito que a experiência vai proporcionar uma valiosa contribuição na área de educação cujo o foco está estabelecido, pois sou professor de matemática é o desafio, me leva a melhorar áreas do conhecimento matemático”, explica Edmilson Silva.