Página inicial > Últimas > Últimas notícias > Educação a Distância é tema de Audiência Pública na Câmara dos Deputados

Educação a Distância é tema de Audiência Pública na Câmara dos Deputados

Foi realizada, na manhã de hoje (06), uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre Políticas para a Educação a Distância no país. Na pauta, diversas abordagens sobre o tema foram debatidas com deputados, representantes de instituições de ensino e da sociedade civil. As discussões giraram em torno da EaD nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão.

A audiência pública faz parte da programação do Seminário Nacional UniRede, que ocorre desde terça-feira (04) com diversas atividades sobre o tema.

Para a diretora de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília, Rute Bicalho, debater o tema é fundamental para desenvolver políticas públicas em favor da EaD no país. “Essa audiência convida a sociedade para discutir a modalidade no país, o seu potencial de alcance para democratizar e interiorizar o acesso ao conhecimento”, afirma.

Com o contingenciamento do orçamento destinado à educação anunciado pelo governo no último mês, Rute Bicalho acredita que “esta audiência é especialmente importante, pois o cenário político indica descontinuidade de programas e ações de institucionalização da EaD. Por isso, para além da expansão, precisamos defender a modalidade como inclusiva, que avança na discussão sobre qualidade e integração com a educação presencial visando ao desenvolvimento da Educação no Brasil”, completa.

Participaram da mesa a deputada Rosa Neide; o diretor de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Carlos Cézar Lennuza; o presidente da UniRede, Alexandre dos Anjos; a representante do Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil, Marília de Goyaz; o representante da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, Marcus Tomás; o representante do Fórum Nacional de Coordenadores da Rede e-Tec Brasil, José Roberto dos Santos; e a representante do Fórum de Gestores de Instituições Públicas de EaD/UniRede, Elisa de Albergaria.

Seminário UniRede

Neste ano, o Seminário Nacional da UniRede teve como tema “Políticas para o desenvolvimento científico e tecnológico de instituições públicas que atuam com educação aberta e a distância”.

As discussões realizadas no evento foram oriundas de debates e experiências realizadas em eventos da UniRede, que aconteceram em todas as regiões brasileiras, tais como os eventos de promoção de EaD e outros encontros de Educação a Distância.

Esta edição teve como objetivo promover, incentivar, divulgar e proporcionar discussões sobre a Educação a Distância entre as IPES associadas à UniRede e contribuir para o desenvolvimento político, científico e tecnológico da Educação no Brasil com ênfase no ensino híbrido ou mediado pelas Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs) e nas modalidades e práticas de Educação Aberta e a Distância.