Página inicial > Últimas > Últimas notícias > Educação a Distância realiza formação para professores bolsistas

Educação a Distância realiza formação para professores bolsistas

Nesta quarta e quinta-feira (27 e 28/11), 37 professores que atuam e irão atuar na Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília estão recebendo formação com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos necessário à atividade dos docentes, de modo a promover aprendizagens significativas para os alunos no contexto da modalidade a distância. O treinamento acontece no Espaço de Exposição da Biblioteca do Campus Brasília.

No primeiro dia da formação (27/11) o foco foi na apresentação do trabalho sistêmico da Diretoria de EaD, o papel e desenvolvimento das atividades dos profissionais, rotinas administrativas, navegação na Plataforma Virtual de Aprendizagem e Sistema de Gestão Acadêmica (SGA).

Já neste segundo dia (28/11) serão realizadas oficinas de produção e mediação para os professores autores, formadores e mediadores, com destaque para o trabalho articulado entre os diferentes profissionais que formam uma equipe multidisciplinar.

Como parte dessa equipe, os professores da EaD são acompanhados por pedagogos. “Estes ajudam a qualificar a produção dos materiais didáticos e mediação na plataforma. Todo esse trabalho sistêmico preocupa-se em levar qualidade e adaptação às necessidades dos alunos”, explica Rute Bicalho, diretora da EaD/IFB.

A formação é realizada duas vezes por ano – uma no primeiro e outra no segundo semestre -, ou conforme a necessidade, à medida em que algum edital é lançado entre esses períodos. Todos os profissionais passam por treinamento antes de atuar na EaD.

“Vale destacar que essa formação é voltada para os profissionais selecionados por edital, bolsistas da EaD. É diferente da formação Explorando os Potenciais da EaD que é voltada aos professores da educação presencial do IFB”, lembra Rute Bicalho.