Primeiras etapas da formação Explorando os Potenciais da EaD são concluídas
Esta semana foram finalizadas mais duas turmas da formação "Explorando os Potenciais da EaD". Com isso, as etapas 1 e 2 do curso foram concluídas.
Ate o momento já formaram-se quatro turmas da Etapa 1, que trabalhou a temática "Introdução à Educação a Distância e às Metodologias Ativas associadas à Plataforma Moodle", e mais duas turmas da Etapa 2, com foco nas "Configurações avançadas da Plataforma Moodle e Integração de Mídias na Educação". As últimas turmas de cada etapa concluíram a formação entre agosto e setembro.
Nesta última etapa foi testada a Webconferência como recurso educacional. "A proposta foi promover momentos de discussão síncronos e assíncronos com a ideia de flexibilidade de tempo e espaço. O professor poderá usar a Webconferência com seus alunos para promover integração de mídias e maior intercâmbio entre eles", afirma a diretora-geral de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília e responsável pela formação, Rute Bicalho.
Durante a formação, os professores testaram ainda o Facebook como mais uma possibilidade pedagógica dinâmica. "Queremos construir processos de ensino e aprendizagem mais audiovisuais e interativos, onde professores e alunos aprendem a aprender", ressalta Bicalho.
A formação, que já é ofertada desde o segundo semestre de 2017, é realizada presencialmente e a distância. Este semestre ainda está previsto o início de turmas para as próximas duas etapas.
A etapa 3 pretende trabalhar a "Produção de material didático para a EaD e Repositórios Abetos (REA)". Já a Etapa 4 focará na "Experiência híbrida e mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).
O curso é destinado a servidores do IFB - técnicos e docentes - e fornece certificação.
Para saber mais sobre a formação, clique aqui.
Redes Sociais