Página inicial > Últimas > Últimas notícias > Primeiras etapas da formação Explorando os Potenciais da EaD são concluídas

Primeiras etapas da formação Explorando os Potenciais da EaD são concluídas

Esta semana foram finalizadas mais duas turmas da formação "Explorando os Potenciais da EaD". Com isso, as etapas 1 e 2 do curso foram concluídas.

Ate o momento já formaram-se quatro turmas da Etapa 1, que trabalhou a temática "Introdução à Educação a Distância e às Metodologias Ativas associadas à Plataforma Moodle", e mais duas turmas da Etapa 2, com foco nas "Configurações avançadas da Plataforma Moodle e Integração de Mídias na Educação". As últimas turmas de cada etapa concluíram a formação entre agosto e setembro.

Nesta última etapa foi testada a Webconferência como recurso educacional. "A proposta foi promover momentos de discussão síncronos e assíncronos com a ideia de flexibilidade de tempo e espaço. O professor poderá usar a Webconferência com seus alunos para promover integração de mídias e maior intercâmbio entre eles", afirma a diretora-geral de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília e responsável pela formação, Rute Bicalho.

Durante a formação, os professores testaram ainda o Facebook como mais uma possibilidade pedagógica dinâmica. "Queremos construir processos de ensino e aprendizagem mais audiovisuais e interativos, onde professores e alunos aprendem a aprender", ressalta Bicalho.

A formação, que já é ofertada desde o segundo semestre de 2017, é realizada presencialmente e a distância. Este semestre ainda está previsto o início de turmas para as próximas duas etapas.

A etapa 3 pretende trabalhar a "Produção de material didático para a EaD e Repositórios Abetos (REA)". Já a Etapa 4 focará na "Experiência híbrida e mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

O curso é destinado a servidores do IFB - técnicos e docentes - e fornece certificação.

Para saber mais sobre a formação, clique aqui