Página inicial > Últimas > Últimas notícias > “Temos que parar de separar a educação presencial da educação a distância”, diz reitor do IFB em reunião da UniRede

O reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, representou a presidência do Conselho Nacional dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) no Seminário Nacional de Educação a Distância, promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede), que ocorre esta semana, na Universidade de Brasília (UnB), em Brasília.

Na abertura do evento, Conciani relembrou a experiência da Rede Federal sobre Ensino a Distância (EAD), iniciativa que remonta a 2003, e que teve como objetivo entender a prática e a forma pela qual a novidade poderia integrar as instituições. “Foi um momento interessante, de quebra de paradigma, e descobrimos que com a modalidade de ensino foi possível integrar currículos, experiências profissionais e práticas pedagógicos”.

Segundo o reitor, a Rede Federal já institucionalizou o EAD, sendo que cada um dos institutos tem seu próprio programa baseado na respectiva experiência, porém, ainda não foi possível integrar toda a Rede. “Precisamos superar alguns obstáculos, e um deles é não separar a educação presencial da educação a distância. É imprescindível, também, superar barreiras tecnológicas, sobretudo da nossa forma de educar”, declarou.

No seminário, o presidente da UniRede, Alexandre dos Anjos, destacou que o ensino a distância tem contribuído para desenvolvimento da educação no País. Além da graduação, a modalidade oferta, atualmente, cursos de formação continuada, extensão e especialização, e já está em processo de regulamentação, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o curso de mestrado.

“Estamos promovendo este seminário para pensar a expansão do EAD com qualidade e, além disso, de que maneira podemos colaborar com os avanços da área educacional brasileira”, declarou.

Amanhã, 22/8, as professoras Vanessa Battestin Nunes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Aline Pinto Amorim do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) participam da mesa-redonda “Promoção e desenvolvimento da EaD no contexto das IPES brasileiras”.

Seminário Nacional de Educação a Distância – “Convergência e Integração” foi o tema do evento deste. Durante o seminário, comissões e grupos de trabalho foram criados com a finalidade de reunir experiências das diversas instituições públicas de educação superior brasileiras para a construção da Agenda UniRede biênio 2018/2020.

Outra novidade foi o lançamento da Campanha de Associado Colaborador, permitindo que não apenas instituições, mas também, pessoas físicas que desempenham atividades de ensino, pesquisa e extensão em educação a distância, vinculadas a Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), possam se associar à UniRede.

UniRede – Criada em 1999, a UniRede congrega e representa instituições públicas (Universidades Federais, Estaduais, e Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico da Educação a Distância, contribuindo assim com pesquisa, produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico na área da EaD.

*Foto e texto retirados integralmente do Portal do Conif

Confira também as fotos do evento na página da UniRede no Flickr