VI Fórum de EaD discute temas importantes sobre Educação Híbrida
Em dois dias de evento, a 6ª edição do Fórum de Educação a Distância colocou em sua pauta a temática “Convergências da Educação a Distância e Presencial: a Educação Híbrida no mundo contemporâneo”. Nesta terça e quarta-feira, durante o ConectaIF 2018, o Fórum de EaD recebeu profissionais de várias instituições de educação para discutir as novas formas de ensino a distância, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
"A tendência é a gente não mais discutir o que é educação a distância como paralelo ao ensino presencial. A ideia é a gente trabalhar num modelo híbrido. O presencial e o a distância tem suas especificidades, mas a gente faz educação. A tendência mostra que a gente vai utilizar mais tecnologias digitais para não fazer dissociação entre o que é presencial e a distância, e sim o que é educação", afirmou a Diretora de Educação a Distância do IFB, Rute Bicalho.
Temas importantes para a construção de uma educação a distância estruturada e fortalecida no Instituto Federal de Brasília também ganharam espaço nesta edição do fórum. Num debate com a comunidade acadêmica foi colocada em pauta mais uma vez a importância da institucionalização da EaD no IFB, para consolidar a modalidade não apenas como uma alternativa ao ensino presencial, mas a combinação dos dois modelos.
Programação
Os dois dias do Fórum de EaD foram intensos e trouxeram uma programação completa com palestras, debates, mesa redonda e apresentações de trabalhos sobre o tema. Destinado a pesquisadores, gestores educacionais, tutores, estudantes e interessados nas temáticas Educação e Tecnologias Educacionais, o evento reuniu mais de 200 pessoas para discutir o que há de mais atual no ensino a distância.
Na terça-feira (07/08), o público pôde acompanhar a conferência "Convergências da Educação a Distância e Presencial: a Educação Híbrida no mundo contemporâneo", com José Moran da Universidade de São Paulo (USP); as palestras "Expansão do conhecimento: da sala de aula para o ciberespaço", com Gilberto Lacerda dos Santos, e "Transmídias na Educação", com Andréa Versuti, ambos professores da Universidade de Brasília (UnB); a apresentação dos trabalhos; e uma oficina de Produção de Vídeos, ofertada por Fernando Piccoli, especialista em computação gráfica 3D (UDF/UNIP).
Já na quarta-feira (08/08), a programação seguiu movimentada com as palestras "Gameficação na Educação", com Wander Cleber Pereira da Silva, professor da UnB, e "Acessibilidade na Educação - Experiência do Repositório PROEDU", com Raymundo Ferreira Filho do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Também teve a mesa redonda sobre "Metodologias Ativas no contexto da Educação Básica, Superior e Educação Profissional e Tecnológica", com Conceição de Maria Cardoso Costa (IFB) e Marize Passos do Instituto Federal do Espírito Santo, além do debate com a comunidade acadêmica sobre a institucionalização da EaD no IFB e apresentação das comunicações orais.
Para conferir mais fotos do ConectaIF 2018, clique aqui.
Acesse também o canal da TV IFB no YouTube.
Redes Sociais