EaD recebe representante da UFPB para apresentar instalações e metodologias
A diretora de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília, Rute Bicalho, recebeu nesta sexta-feira, 13 de julho, o coordenador-geral e-Tec da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ranyeri Coelho. O encontro foi para apresentar os programas, a metodologia, a estrutura, a produção de material audiovisual e as equipes envolvidas da Educação a Distância.
Durante a visita, os representantes das duas instituições puderam discutir sobre alternativas de gestão em EaD, medidas administrativas para atender as orientações da Controladoria-Geral da União (CGU), além de possíveis parcerias para o futuro. Na oportunidade, também foram apresentadas algumas instalações da EaD/IFB, como o estúdio utilizado para gravação dos materiais audiovisuais.
A diretora da EaD/IFB falou sobre a importância desse encontro para a instituição. "É essencial compartilhar experiências com os colegas, pois significa abertura de trocas referentes a resultados de caminhos trilhados ou ampliação da visão para novas perspectivas, resultando no desenvolvimento de práticas reflexivas, incentivos à gestão do conhecimento, melhores processos e qualidade da educação que ofertamos. É muito bom saber que compartilhamos alguns desafios e tentamos, em colaboração, avançar", afirma Rute Bicalho.
Desde 2017 a UFPB oferta seis cursos técnicos a distância. No entanto, para o coordenador-geral e-Tec da UFPB, ainda há muito o que se aprender. "A EaD, em nível técnico, da UFPB está embrionária. Apesar dos dez anos da rede e-Tec, a UFPB só compõe este quadro desde 2017", explica.
Para Ranyeri Coelho, a visita foi satisfatória. "Apesar de ter ocorrido num período de férias e do pequeno tempo da reunião, foi muito proveitosa. A professora Rute foi muito atenciosa e pudemos debater muitas experiências vividas em nossas funções. Uma visita como esta é muito adequada para gestores públicos, pois aumentam sua rede de contatos, debatem possibilidades e percebem possibilidades de uma parceria bem entrosada", afirma.
Redes Sociais