Página inicial > Últimas > Últimas notícias > EaD oferta curso a servidores do Ministério da Agricultura

EaD oferta curso a servidores do Ministério da Agricultura

A Direção de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília (DEaD/IFB) firmou parceria com o Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA) para a oferta do curso “Procedimentos de Inspeção ante e post mortem de animais de abate”, como parte do Programa de Formação dos Servidores de Inspeção Federal.

O curso, realizado totalmente a distância, está formando 500 servidores efetivos e temporários do MAPA e terá duração de até 3 meses. O curso oferece material didático construído pelos próprios servidores do Ministério, com tratamento instrucional da equipe de produção da DEaD/IFB. O material é hipertextual, com indicações de leituras e links que aprofundam a leitura, além de vídeos animados e videoaulas gravadas em estúdio.

Essa formação irá possibilitar o treinamento completo dos servidores e com redução de custos para o Ministério. “Vivemos em um mundo globalizado que apresenta desafios constantes às pessoas e ao mundo do trabalho. Tempos atrás, o MAPA, por exemplo, reunia os servidores de diferentes partes do Brasil em Brasília, todos em um mesmo tempo e lugar. Eram dias e dias de formação, que culminavam em gastos significativos de passagens, diárias, além de desafios logísticos e operacionais altamente cansativos. Com a implementação da EaD, esses esforços podem ser voltados à construção de uma boa proposta pedagógica e convertidos em materiais didáticos qualificados para o servidor. Devemos nos adaptar às mudanças dessa nova sociedade que nos impõe fazermos mais com menos e sem perder qualidade”, defende a coordenadora-geral da DEaD/IFB, Rute Bicalho.

Escola Virtual

Atualmente a Educação a Distância do IFB dispõe de uma plataforma institucionalizada, conhecida como NEAD. Ela atende servidores e estudantes do Instituto em cursos presenciais, híbridos ou totalmente a distância. A partir da parceria com o MAPA, a DEaD/IFB, apoiada pela DTIC, lançou uma plataforma voltada aos projetos externos: a Escola Virtual, que, assim como o NEAD, também é um software livre (Moodle) customizado para atender aos possíveis parceiros do Instituto que desejam promover a EaD.

“A DEaD vem construindo uma boa experiência em diferentes projetos a distância. Faz parte do corpo de profissionais, bolsistas de diversas áreas: designer instrucional, pedagogo, jornalista, diagramador, produtor de material multimídia, que juntos compõem uma equipe multiprofissional. Essa multiplicidade de olhares qualifica as ações e resultados”, explica Rute Bicalho.

“Parcerias assim entre IFB e MAPA são interessantes porque ambas as instituições se complementam, ou seja, junta-se a competência do MAPA à expertise da DEaD em ofertar cursos a distância. Essa é a primeira parceria externa da DEaD/IFB. Os resultados já indicam que temos condição de irmos além. Queremos expandir muito mais a EaD do IFB no ano de 2018”, completou a Diretora da DEaD, Patrícia Barcelos.