Servidores do IFB participam de formação para uso da EaD
Mais de 60 servidores do Instituto Federal de Brasília realizam, entre os dias 21 e 27 de agosto, formação para Explorar os Potenciais da Educação a Distância e Metodologias Ativas. A proposta segue o Modelo Híbrido (blended), isto é, integra as modalidades presenciais e a distância. Além das atividades no ambiente virtual, os servidores participaram presencialmente de uma oficina sobre o Moodle.
Em razão do grande número de inscritos, duas turmas foram organizadas. Assim, no dia 22/08, foi realizada uma oficina no Campus Brasília e, dia no 23/08, no Campus Estrutural. Foram 8 horas de aprendizagem voltadas para a construção de cursos e disciplinas para a plataforma virtual Moodle.
A formação foi planejada e está sendo conduzida pela servidora Rute Bicalho, coordenadora de Tecnologia Adjunta da Direção de Educação a Distância (DEaD). Designer Instrucional e especialista em EaD, a servidora destacou a participação significativa dos colegas. "Eles estão vivenciado o Modelo Híbrido, estão tendo a oportunidade de aprender com os próprios pares, numa dinâmica de refletir, discutir e compartilhar dificuldades e soluções sobre como usufruir as vantagens da EaD. Vejo que a proposta de integrar diferentes espaços e tempos, realidade física e virtual, foi bem aceita, fez sentido, deixando palpável a implementação dessa modalidade nas atividades presenciais dos servidores, sobretudo, dos docentes". Rute Bicalho ainda afirmou "que a integração das tecnologias às atividades de ensino ampliam a sala de aula, estendem o processo de ensino-aprendizagem para múltiplos contextos do cotidiano, ultrapassando os espaços físicos da instituição".
A formação possui carga horária total de 20 horas, com certificação emitida pela Diretoria de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do IFB.
Redes Sociais