Página inicial > Últimas > Últimas notícias > A EaD é apresentada no Fórum dos Diretores de Ensino

A EaD é apresentada no Fórum dos Diretores de Ensino

A educação a distância (EaD) do Instituto Federal de Brasília foi pauta no Fórum dos Diretores de Ensino (DREP), que ocorreu no último dia 9 de maio. O objetivo foi apresentar a EaD para que os diretores de ensino conhecessem as conquistas, os desafios e o cenário desejável do setor no IFB.

Durante a exposição, a EaD foi apresentada como uma modalidade de ensino ancorada nas mais modernas tecnologias da comunicação e da informação, ao mesmo tempo como uma possibilidade de enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. Conforme a EaD em números, o IFB já formou cerca de três mil alunos, sendo 1,3 mil nos cursos do Profuncionário e 1,7 mil nos outros cursos da Rede e-Tec.

Entre as conquistas elencadas estão o estabelecimento de reuniões dos Colegiados; controle da jornada de trabalho na EaD; estruturação e padronização dos calendários acadêmicos; reestruturação das equipes; elaboração do Regulamento de Ensino Técnico da EaD (RET EaD); fortalecimento da equipe pedagógica (função da Orientação de Ensino e Aprendizagem);

Também foram apresentadas ações como a inclusão da função do Design Educacional, o fortalecimento da equipe Audiovisual, a formação e capacitação das equipes em três etapas, a criação das equipes de Apoio à Aprendizagem, a implementação da metodologia dos Grupos de Supervisão, a apresentação do novo desenho do Ambiente Virtual de Aprendizagem, a criação de um organograma interno e apresentação do novo portal da EaD.

Muitas outras ações estão em curso a fim de contribuir para a afirmação da EaD na cultura do IFB e ampliar seus horizontes de expectativas.