Página inicial > Últimas > Últimas notícias > Visita técnica do curso Técnico em Logística

Visita técnica do curso Técnico em Logística

Dando continuidade as ações pedagógicas de integração do Instituto Federal de Brasília (IFB) com o segmento empresarial do Distrito Federal, no dia 14/4/2019 efetuou-se visita técnica supervisionada a empresa Gravia Perfilados de Aço Ltda, unidade situada na QI6, lote 18/27 - Taguatinga- Brasília-DF.

A visita foi acompanhada pelo Coordenador do Curso Técnico em Logística EaD, Professor Luciano Pereira da Silva, e pelo Professor Hélio Sabino de Sá. Contou ainda com a presença de tutores de educação a distância e dos alunos dos cursos de: Logística, Segurança do Trabalho, Comércio e Processos Gerenciais.

O Grupo Gravia, fruto do esforço de pioneiros da construção do Distrito Federal, que aqui acorreram com o objetivo inicial de prestação de serviços de serralheria e produção de estruturas metálicas sob encomenda, conta hoje com duas unidades industriais situadas no Distrito Federal e outra em Anápolis-GO e se apresenta como o líder no Cetro-Oeste no segmento de conformação do aço em produtos metalúrgicos de uso em diversos processos construtivos e produtivos, que vão da construção civil ao agronegócio.

Na opinião do Professor Hélio, a visita foi importante pois, na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre o segmento produtivo no qual se situa a Unidade Industrial visitada e de conhecer o processo produtivo de chapas dobradas sob medida, a produção de telhas, calhas, rufos, estruturas para drywall e perfis para usos múltiplos.

Durante a visita verificou-se que em razão do crescimento da cidade de Taguatinga, a planta industrial encontra-se encravada em área de uso industrial e residencial, o que limita as possibilidades de crescimento da planta e funcionamento em três turnos de produção, especialmente em função do nível de ruídos produzidos pelo processo de conformação. Essa limitação é compensada pelo sincronismos das operações de produção de Unidade Taguatinga com a produção de bobinas de aço cortadas sob medida na unidade industrial situada no Setor de Industrias (SIA) seguida de operação de transporte eficiente, de modo a garantir que a unidade de Taguatinga opere apenas com estoque de segurança para um dia de processo produtivo.

Dada a complexidade do processo produtivo e às soluções encontradas para a inexistência de espaço físico para integração das duas plantas industriais situadas no Distrito Federal a visita técnica efetuada trouxe importantes elementos a serem analisados pelos alunos visitantes, recomendando-se inclusive a realização de uma Atividade Supervisionada que analise as operações do Grupo Gravia sob o enfoque das disciplinas ofertadas pelo IFB.