Página inicial > Últimas > Últimas notícias > Ações colocam nova EaD em foco

Ações colocam nova EaD em foco

Pensando em modernizar os processos e alcançar resultados mais significativos, a Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal de Brasília está passando por algumas mudanças em várias diretrizes, afim de promover maior eficiência e produtividade. Essas mudanças estão sendo articuladas em três frentes — metodologia para a gestão de trabalho em equipe, produção própria de material didático e customização do Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Nesta última, o objetivo é tornar a plataforma de ensino muito mais atrativa e funcional, com navegabilidade e usabilidade favoráveis aos processos educativos. Outra frente de trabalho pretende tratar da estrutura dos Polos, que aos poucos oferecerão melhores condições aos estudantes e profissionais da EaD.

A fim de preparar os professores e tutores para essas novidades e consolidar uma forma de trabalho colaborativo, a equipe pedagógica da EaD desenvolveu um plano de formação, inicial e continuada, que teve a última etapa realizada neste sábado, dia 2 de abril.

A formação foi dividia em três encontros presenciais, sendo o primeiro para se discutir o planejamento, com foco na construção do Plano de Ensino, o segundo para apresentar os recursos para a produção de material didático impresso e audiovisual e no terceiro traçou-se as estratégias de ensino-aprendizagem, com ênfase na mediação de fóruns de discussão, e ambientação para uso do novo Moodle.

Durante os encontros, os tutores puderam conhecer os indicadores que antecipam o índice de evasão e persistência, e discutiram estratégias favoráveis à permanência dos estudantes nos cursos da EaD. As atividades desenvolvidas na formação, tanto a nível teórico quanto prático, ofereceram recursos para que professores e tutores refletissem sobre suas práticas e empreendessem um novo fazer que agregue maior qualidade às metas educacionais da EaD.

A Coordenação Geral da EaD (CGEaD), a partir dos relatos de professores dos projetos e-Tec, Profuncionários e Campus Ceilância, além dos tutores, avalia os resultados da formação inicial como significativos e espera a mesma qualidade e envolvimento desses profissionais durante a formação continuada, que ocorrerá em paralelo com o andamento dos cursos. Com isso, a equipe espera que essas ações resultem na legitimação de uma EaD institucionalizada.