Página inicial > Últimas > Últimas notícias > Alunos da EaD fazem visita técnica ao Arquivo Público do DF

Alunos da EaD fazem visita técnica ao Arquivo Público do DF

Na última sexta-feira, 19 de fevereiro, cerca de 50 alunos do curso Técnico de Serviços Públicos em Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília (IFB) participaram de uma visita técnica ao Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF). A experiência empírica visa, segundo os coordenadores do encontro, articular disciplinas de Gestão de Documentos e Arquivísticas, com o conhecimento teórico e as principais noções de Direito Administrativo.

A ideia também era aprimorar o aprendizado em sala de aula dos participantes, com vivências práticas a partir do acompanhamento da rotina de trabalho das principais instituições do gênero do DF. Na ocasião, coordenadores do Arquivo Público deram orientações e informações sobre a importância do ArPDF, assim como apresentaram o dia a dia do funcionamento do órgão.

A turma teve oportunidade, também, ciceroneada pelo coordenador de Arquivo Permanente, Marco Aurélio de Lemos Santos, de conhecer as instalações da nova sede do Arquivo Público, assim como o acervo formado por milhões de documentos em diversos formatos que ajudam a contar a história de Brasília. “Acredito que esse encontro será de uma riqueza importante para os alunos, que poderão vislumbrar na prática, o que se aprende em sala de aula”, observou o professor Orlando Rangel.

Segundo o professor, o objetivo da visita é levar os alunos para um ambiente diferente da sala de aula. “É importante estimular eles muito além daquele ambiente acadêmico e relacionar a teoria e a pratica. Esses alunos acabaram de passar pelos conteúdos de arquivologia e documentos”, conta.

Está planejado ainda para este ano mais duas visitas técnicas de alunos do IFB ao Arquivo Público do Distrito Federal.

*Com informações e foto da Ascom/ArPDF