Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Fórum EaD
Início do conteúdo da página

Fórum EaD

O V Fórum em EaD, promovido pela Diretoria de Educação a Distância, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (PREN) do Instituto Federal de Brasília (IFB), será realizado nos dias 19 e 20 de setembro de 2017 contemplando atividades como conferências, palestras, mesas redondas e comunicações orais, com o objetivo de discutir e  promover o intercâmbio e o debate entre pesquisadores e interessados na temática: “Cenários da EaD em tempos de reformas educacionais”.

O V Fórum em EaD é um evento anual de abrangência nacional  e acontecerá durante a realização do Conecta IF. 

O evento será organizado em quatro eixos:

  • A EaD na educação básica: perspectivas para o ensino médio;
  • Integração das modalidades presencial e a distância;
  • Teorias, metodologias e experiências no contexto das novas tecnologias;
  • Políticas de institucionalização da EaD;

 

Objetivo

Discutir os desafios e possibilidades da EaD em tempos de reformas educacionais.

Objetivo específico

  • Refletir acerca do papel da EaD na educação básica, em especial as perspectivas para o ensino médio
  • Debater acerca da integração das modalidades presencial e a distância;
  • Discutir e compartilhar teorias, metodologias e experiências no contexto das novas tecnologias;
  • Debater acerca das políticas de institucionalização da EaD.

 

O público-alvo estimado para o V Fórum de Educação a Distância é de pesquisadores da área, educadores, gestores educacionais, tutores, estudantes e interessados na temática da EaD.

Os inscritos no evento poderão participar em duas modalidades: ouvinte, tendo espaço para debater e questionar os assuntos apresentados nas conferências, comunicações orais, palestras e minicursos; na apresentação de comunicações orais que abarcam tanto os resultados de pesquisas como também o relato de experiências e/ou inovações no âmbito da EaD. Ressalta-se que para a participação em comunicação oral, o participante deverá submeter um resumo (com modelo previamente estabelecido pela Comissão Organizadora do Evento) e aguardar o aceite. Todos os trabalhos submetidos para apresentação oral passarão por avaliação de pareceristas ad hoc.

 

Disposições Gerais

  1. os trabalhos e conceitos emitidos nos trabalhos completos são de responsabilidade dos autores, e poderão não expressar a opinião da comissão organizadora do evento;
  2. os autores aceitam que a organização do evento tenha plenos direitos sobre os trabalhos enviados, podendo incluí-los nos anais, imprimi-los e divulgá-los, sem o pagamento de qualquer remuneração;
  3. os trabalhos serão avaliados por revisores convidados pelo Comitê Científico do Evento. Somente os trabalhos aceitos poderão ser apresentados e publicados nos anais do Congresso;
  4. o trabalho completo deverá ser enviado obrigatoriamente em formato.DOC entre 30 de junho a 18 de agosto de 2017, segundo as normas a serem seguidas no template do evento;
  5. O envio dos trabalhos deverá ser por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (inserir no campo assunto o nome completo do autor);
  6. no caso do trabalho avaliado ter recebido recomendação para modificação, o autor deverá efetuar novamente sua submissão, impreterivelmente, até 10 de setembro de 2017.

 

Acesse: 

Elementos analisados pela Comissão Científica

Modelo de apresentação dos trabalhos

Inscrições  

 

Edições Anteriores  

O I Fórum de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro de 2012 e o tema principal foi “Perspectivas de Educação a Distância para o IFB”. O evento teve como objetivo apresentar instituições que desenvolvam trabalhos em EaD (educação a distância) e promover reflexões sobre esse tipo de ensino e seus desafios no Instituto Federal de Brasília (IFB). Aconteceu no Campus Brasília, onde foram ministradas palestras, discussões e mesa redonda, além da realização de oficinas para o aprofundamento do tema a fim de subsidiar a elaboração do documento que cria propostas de ações de EaD no IFB. O evento contou com, aproximadamente, 150 pessoas de diferentes instituições.

 

O II Fórum de Educação a Distância (EaD) ocorreu nos dias 25 e 26 de setembro de 2013 no Campus Brasília. Os debates foram em torno do tema “Diretrizes na construção da identidade da EaD no IFB e interfaces contemporâneas” que abordou as maneiras como as novas tecnologias aplicadas na EaD repercutem nas mudanças de hábito do processo de ensino-aprendizagem e nas possibilidades de educar e aprender. Nesta edição participaram, aproximadamente, 160 pessoas.

 

O III Fórum de Educação a Distância (EaD) ocorreu nos dias 24 e 25 de setembro de 2014. O evento foi realizado no Campus Brasília e teve como tema "Os novos caminhos para a EaD na Educação Profissional Técnica e Tecnológica". Em seu processo de expansão a EaD garante espaço na formação profissional como ferramenta de democratização do acesso ao ensino. Desse modo, a proposta do III Fórum foi de compartilhar as novas práticas da EaD, estabelecendo um diálogo com o uso das tecnologias, as competências docentes, as metodologias utilizadas e as políticas que problematizam essa modalidade de ensino. Este evento contou com, aproximadamente, 300 participantes.

O IV Fórum de Educação a Distância (EaD) ocorreu nos dias 19 e 20 de setembro de 2016. O evento foi realizado no Campus Brasília e teve como tema “Expansão da EaD no contexto da educação Profissional e tecnológica: desafios e conquistas”. O evento contemplou atividades como conferência, palestras, mesas redondas e comunicações orais, com o objetivo de discutir e promover o intercâmbio e o debate entre pesquisadores e interessados na temática. O evento certificou um pouco mais de 200 pessoas.

 

Clique aqui e acesse as notícias sobre o evento. 

 

Fim do conteúdo da página