Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Curso Técnico em Multimeios Didáticos

imagem sem descrição.

Atuação: Multimeios Didáticos é um curso técnico de nível médio, na modalidade educação a distância, ofertado aos funcionários que trabalham em escolas públicas, com o objetivo de promover a formação profissional em áreas de apoio às atividades pedagógicas e administrativas nas escolas públicas, propiciando a profissionalização de trabalhadores para atuarem como técnicos de audiovisual ou outras funções que explorem os multimeios didáticos.

Público-alvo: Funcionários da educação que atuam na rede pública de ensino, nas funções auxiliares à docência.

Perfil profissional: O Técnico em Multimeios Didáticos é o profissional que demonstra habilidade de comunicação e de trabalho em equipe interdisciplinar, agindo com ética e responsabilidade diante das questões pertinentes ao apoio educacional, com domínio do saber-fazer, saber-saber e do saber-conviver

Habilitação: Técnico em Multimeios Didáticos

Modalidade: Educação a Distância - Aprender a distância é ter tempo e espaço flexibilizados, além de poder utilizar computador conectado à Internet.

Duração: 2 anos

Carga horária: 1.500

 

Encontro presencial: Uma vez por semana você irá ao Polo de Apoio Presencial e a Distância para interagir com seus colegas de turmas ou participar de atividades de aprendizagem ou avaliativas.

*Curso Técnico em Multimeios Didáticos:

Este curso possui as mesmas especificações quanto a carga horária, duração, habilitação, etc., tendo como foco a aplicação de multimeios didáticos em biblioteca.

A biblioteca escolar é concebida como um setor da escola que desempenha um papel fundamental na mediação da educação do aluno, tendo em vista constituir-se em espaço de leitura e de fundamental importância para o trabalho pedagógico da escola, caracterizando-se, assim, como lugar acolhedor de difusão de conhecimento e informações, de pesquisa e entretenimento.

A formação continuada do profissional atuante em sala de leitura torna-se, então, urgente e imperativa, requerendo uma concentração de esforços que resultem em conhecimentos relativos à gestão e à organização das bibliotecas escolares e escolares-comunitárias, bem como à competência para desenvolver atividades práticas de leitura e de dinamização desses espaços, os quais integram diversos recursos bibliográficos, tecnológicos e midiáticos.

A fim de que as bibliotecas escolares e as bibliotecas escolares-comunitárias adquiram as dimensões pedagógica e técnica desejadas, torna-se necessário desenvolver habilidades que permitam a compreensão do universo informacional da biblioteca, as quais encontram-se na esfera de competência do profissional bibliotecário. Assim sendo, o curso Pró-Funcionário Multimeios Didáticos, resultado de parceria entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEEDF e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB, visa oferecer formação aos profissionais vinculados às políticas públicas de bibliotecas escolares/salas de leituras, com vistas ao redimensionamento do papel da biblioteca escolar para, de forma efetiva, subsidiá-la para cumprir sua missão: tornar-se fonte de autonomia de pensamento e de criatividade.

Dessa forma, o curso tem o objetivo de proporcionar aos funcionários da educação noções elementares sobre organização e dinamização de biblioteca escolar, de forma a melhorar a sua atuação no processo de promoção e democratização do livro e de leitura a partir de atividades educativas na escola. Assim, os objetivos específicos são:

  • Formar o técnico em multimeios didáticos com foco em biblioteca escolar para atuar no espaço da biblioteca escolar.
  • Desenvolver conhecimentos sobre estratégias didático-pedagógicas para a formação de alunos leitores.
  • Possibilitar a compreensão dos princípios do trabalho de formador e mediador de leitura no ambiente escolar.
  • Capacitar o técnico em multimeios didáticos com foco em biblioteca escolar para realizar atividades auxiliares relacionadas às rotinas da biblioteca, tais como:
    • Organização e preservação de acervos.
    • Orientação aos usuários no que se refere às suas pesquisas no espaço da biblioteca escolar.
    • Divulgação dos serviços de informação oferecidos pela biblioteca.
    • Cooperação com as atividades de processamento técnico do acervo bibliográfico para sua disponibilização à comunidade escolar.
    • Execução dos serviços de empréstimo, devolução, renovação e reserva de material bibliográfico.
    • Realização de eventos pedagógico-culturais.
    • Restauração de material bibliográfico com necessidade de pequenos reparos.
    • Formação e desenvolvimento/atualização do acervo.
    • Divulgação de ferramentas de pesquisa como complementação para o processo de ensino-aprendizagem do aluno da unidade escolar.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página