Atuação: O Curso Técnico em Segurança do Trabalho, na modalidade EaD do IFB, busca promover a qualificação do Técnico de Segurança do Trabalho, que tem por atribuição: analisar os métodos e os processos de trabalho e identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador, propondo sua eliminação ou seu controle, informando todos os riscos existentes ao empregador e aos trabalhadores.

Público-alvo: Estudante com Ensino Médio concluído em quaisquer modalidades regulamentadas e reconhecidas.

Perfil profissional: Este curso possibilita que o aluno, ao concluí-lo, esteja apto para desenvolver competências profissionais gerais do Técnico do segmento Segurança do Trabalho, pertencente ao eixo tecnológico: Ambiente, Saúde e Segurança, determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico.

Habilitação: Técnico em Segurança do Trabalho

Eixo tecnológico: Ambiente, saúde e segurança

Modalidade: Educação a Distância - Aprender a distância é ter tempo e espaço flexibilizados, além de poder utilizar computador conectado à Internet.

Duração: 2 anos

Carga horária: 1.260 horas

Encontro presencial: Uma vez por semana você irá ao Polo de Apoio Presencial e a Distância para interagir com seus colegas de turmas ou participar de atividades de aprendizagem ou avaliativas.

Tipo de formação técnica: Profissional para atuar em ações de prevenção nos processos produtivos, com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais, de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Também para desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho; orientar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC); coletar e organizar informações de saúde e de segurança no trabalho; executar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); investigar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle.