Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Fórum EaD - Edições anteriores

O I Fórum de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília aconteceu nos dias 12 e 13 de novembro de 2012 e o tema principal foi “Perspectivas de Educação a Distância para o IFB”. O evento teve como objetivo apresentar instituições que desenvolvam trabalhos em EaD (educação a distância) e promover reflexões sobre esse tipo de ensino e seus desafios no Instituto Federal de Brasília (IFB). Aconteceu no Campus Brasília, onde foram ministradas palestras, discussões e mesa redonda, além da realização de oficinas para o aprofundamento do tema a fim de subsidiar a elaboração do documento que cria propostas de ações de EaD no IFB. O evento contou com, aproximadamente, 150 pessoas de diferentes instituições. 

O II Fórum de Educação a Distância (EaD) ocorreu nos dias 25 e 26 de setembro de 2013 no Campus Brasília. Os debates foram em torno do tema “Diretrizes na construção da identidade da EaD no IFB e interfaces contemporâneas” que abordou as maneiras como as novas tecnologias aplicadas na EaD repercutem nas mudanças de hábito do processo de ensino-aprendizagem e nas possibilidades de educar e aprender. Nesta edição participaram, aproximadamente, 160 pessoas. 

O III Fórum de Educação a Distância (EaD) ocorreu nos dias 24 e 25 de setembro de 2014. O evento foi realizado no Campus Brasília e teve como tema "Os novos caminhos para a EaD na Educação Profissional Técnica e Tecnológica". Em seu processo de expansão a EaD garante espaço na formação profissional como ferramenta de democratização do acesso ao ensino. Desse modo, a proposta do III Fórum foi de compartilhar as novas práticas da EaD, estabelecendo um diálogo com o uso das tecnologias, as competências docentes, as metodologias utilizadas e as políticas que problematizam essa modalidade de ensino. Este evento contou com, aproximadamente, 300 participantes.

O IV Fórum de Educação a Distância (EaD) ocorreu nos dias 19 e 20 de setembro de 2016. O evento foi realizado no Campus Brasília e teve como tema “Expansão da EaD no contexto da educação Profissional e tecnológica: desafios e conquistas”. O evento contemplou atividades como conferência, palestras, mesas redondas e comunicações orais, com o objetivo de discutir e promover o intercâmbio e o debate entre pesquisadores e interessados na temática. O evento certificou um pouco mais de 200 pessoas.

O V Fórum de Educação a Distância, promovido pelo Instituto Federal de Brasília aconteceu entre os dias 19 e 20 de setembro de 2017, dentro das atividades do ConectaIF, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Brasília/DF). O tema escolhido foi: “Cenários da EaD em tempos de reformas educacionais”. Foram pautas de discussão a EaD na educação básica, com foco no ensino médio; a integração das modalidades presencial e a distância; teorias e metodologias integradas às tecnologias; além de políticas sobre o processo de institucionalização da EaD. O evento contou com, aproximadamente, 200 pessoas de diferentes instituições.

 

Clique aqui e acesse as notícias sobre o evento. 

Fim do conteúdo da página