Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Avaliações SAAS
Início do conteúdo da página

Avaliações SAAS

Sistema de Acompanhamento e Avaliações de Cursos da Rede e-Tec Brasil – SAAS

 

O que é isso?

É um sistema que traz subsídios e informações aos gestores públicos, na identificação das potencialidades e fragilidades das ofertas de cursos e polos da modalidade de Ensino à Distância (EaD).

Os resultados obtidos poderão contribuir para tomadas de decisões em ações que promovam melhorias na qualidade dos cursos ofertados por nosso Instituto.

 

 

Quem pode avaliar?

Todos os participantes dos Cursos ofertados na modalidade EaD (alunos, tutores, professores, coordenadores) recebem os Questionários Avaliativos. Assim, é possível obter a opinião e sugestão de todos, sobre a qualidade dos cursos ofertados.  

Como são enviados os Questionários Avaliativos?

A cada semestre, visando obter os dados necessários, o Sistema encaminha, via e-mail, aos avaliadores cadastrados, o link que dá acesso aos Questionários Avaliativos que possibilitam a avaliação. Para isso, é de suma importância que o e-mail cadastrado no curso esteja atualizado e correto.

O que é avaliado?

A avaliação do SAAS é bem abrangente! Ela consiste em três focos distintos: Cursos, Polos e Disciplinas. Nesses focos são avaliados os seguintes aspectos:

 

 

Quais outras características que o SAAS possui?

Além do módulo de Avaliação, o SAAS também é composto por outros dois módulos: Egressos e Evasão.

Módulo Egressos

Mesmo após ter concluído, o formando poderá colaborar para a melhoria do seu curso. A captação dos dados junto aos Egressos poderá permitir ao gestor obter mais informações sobre a qualidade do curso que foi oferecido, ao agora profissional que está em busca ou já se encontra inserido no mercado de trabalho.

 

Módulo Evasão

Esse módulo foi elaborado com a finalidade de apoio à redução da evasão dos matriculados na Rede e-Tec. Mesmo sabendo das complexidades e inúmeros motivos que podem promover a desistência de um aluno, o dispositivo oferecido pelo SAAS traz informações aos coordenadores, por meio de alguns indicadores, quais ofertas de cursos e alunos estão apresentando maior risco de evasão. Assim, será possível a esses coordenadores se anteciparem nas tomadas de ações de prevenção que evitem que o discente abandone o curso.

 

Importante: O sistema permite a consulta dos dados coletados, de forma online, das avaliações realizadas pelos participantes cadastrados.

Artigo: Benedito Soares – Gerente SAAS – CGEAD/IFB

Para mais informações acesse o SAAS

Fim do conteúdo da página