Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Metodologia

O Instituto Federal de Brasília (IFB) adota como metodologia, nos cursos em Educação a Distância (EaD), uma perspectiva de educação interativa, significativa e flexível, baseada na concepção de aluno autônomo e construtor de seu conhecimento.

Os cursos são distribuídos em módulos ou eixos, onde cada qual é composto de um conjunto de disciplinas. As disciplinas exigem encontros presenciais para o desenvolvimento de atividades específicas previamente divulgadas aos estudantes.

Os cursos são realizados na plataforma Moodle ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e apresentam combinações de linguagens e recursos educacionais e tecnológicos que se adequam à realidade dos estudantes que buscam o Instituto como local de formação. A natureza dos cursos, as condições e necessidades dos estudantes são, no momento, reflexo de oportunidades disponibilizadas pela Rede Federal.

A partir dos materiais disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC), nosso corpo de professores personalizam os conteúdos e atividades, visando atingir a realidade dos estudantes e formar profissionais para a vida e qualificados para o mercado de trabalho.

Os materiais das disciplinas são organizados e planejados pelos professor formador em colaboração com o coordenador de curso, Orientador de Ensino e Aprendizagem (OEA), professores mediadores a distância e presenciais (tutor). Ao longo da execução da disciplina, esses profissionais também ficam em constante interação para acompanhar o desempenho dos estudantes e ajustar alguma atividade caso necessário.

Fim do conteúdo da página